quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia conhece situação das internações





O presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, deputado Marcos Martins convidado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo vereador Roque Ferreira e que também tem como membro Fabiano Mariano, e acompanhado pelo presidente da Câmara Roberval Sakai, foi conhecer as condições do atendimento à saúde, no município.



No Pronto Socorro Municipal viu pacientes em macas nos corredores aguardando internações. O diretor da secretaria de Saúde, Luis Antônio Sabbag, explicou que o problema é a falta de vagas oferecidas pela Central de Regulação de Vagas, órgão dirigido pela Secretaria Estadual da Sáude. De acordo com Sabbag, há pacientes a espera de vagas desde o dia 16 de junho. E nos últimos dias 18 pedidos de internação foram negados.



Depois o secretário conheceu a situação no Hospital de Base. Há uma ala desativada. De um total de 210 leitos, capacidade do hospital, somente 178 estão ativos e 120 ocupados. Segundo fonte do hospital, quem determina a ocupação dos leitos é a Central de Vagas. O hospital não pode receber paciente do Pronto Socorro sem o encaminhamento da Central, e isto aumenta o sofrimento dos pacientes.



Para o vereador Roque Ferreira a situação é precária e precisa de ações política para que seja revertida. O vereador Fabiano Mariano disse que a visita do deputado, escancarou um problema que só agora a população pode dimensionar. O presidente da Câmara, Roberval Sakai, que acompanhou toda a visita, acredita que a presença do presidente da Comissão de Saúde, da Assembléia, pode ser o primeiro passo para reverter o problema.



Já o deputado Marcos Martins se comprometeu a trabalhar no sentido de sanar as dificuldades porque passa o atendimento dos pacientes, em Bauru.