Segundo maior município da Grande São Paulo, com 1,2 milhão de
habitantes, Guarulhos terá uma estação de metrô em suas imediações em
2018. Na segunda-feira (15), o secretário estadual dos Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciou o cronograma de extensão
da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente, na zona leste, e a região da
Via Dutra, na zona norte da capital.
O edital para construção do ramal, de 13,5 quilômetros de comprimento
e 12 estações, será publicado na quarta-feira (17). De acordo com o
governador Geraldo Alckmin (PSDB), as obras de R$ 7,7 bilhões, que
incluem a aquisição de trens, estão previstas para começar no segundo
semestre de 2013. Quando a linha ficar pronta, o número de passageiros
por dia saltará dos atuais 600 mil para 1,12 milhão.
A estação mais ao norte do ramal, a Dutra, ficará a cerca de 400
metros do limite de Guarulhos e deverá atender passageiros da cidade
vizinha à capital. Contudo, a antiga reivindicação da população de um
metrô no centro, a 5 quilômetros da Estação Dutra, ainda não será
atendida.
Uma das possibilidades avaliadas pelo Metrô é a de começar a
construir em Guarulhos a futura Linha 19-Celeste, entre a Avenida
Presidente Tancredo Neves e o Campo Belo, na zona sul de SP. Ainda não há prazos definidos.
Expansão
O diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP),
Rogério Belda, diz que, quando a Companhia do Metropolitano surgiu, ela
pertencia à Prefeitura de São Paulo.
“À medida que passou para o Estado, começaram a estudar linhas para
outros municípios. Mas como fazer isso se a linha ainda não chega nem lá
perto? Essa é uma etapa. Depois, fazem as extensões necessárias”, diz,
referindo-se à expansão da Linha 2-verde.O prolongamento dessa linha a partir do bairro da Vila Prudente,
que até setembro era chamada de Linha 15-Branca, será dividido em duas
etapas. A primeira, até Anália Franco ou Vila Formosa, ficará pronta em
2017, afirmou ontem Fernandes. A outra, até a Dutra, estará finalizada
no ano seguinte. O estudo de impacto ambiental foi concluído em 2011. A
operação da linha será feita pelo Metrô, não por consórcios.