segunda-feira, 13 de maio de 2013

Carapicuíba já definiu composição da Conferência da Cidade

Todas as cidades brasileiras terão a obrigação legal, baixada por lei federal, de realizar suas respectivas Conferências das Cidades, etapa preparatória para a Conferência Estadual das Cidades e para a Conferência Nacional das Cidades. A Conferência paulista está prevista para 26, 27 e 28 de setembro.
Em Carapicuíba, o decreto nº 4.248, de 21 março de 2.013, instituiu a Comissão Preparatória, cuja composição pode ser consultada no linque http://carapicuiba.sp.gov.br/uploads/imgfck/4248.pdf. A comissão carapicuibana é composta por gestores, representantes de movimentos sociais e populares, entidades sindicais, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, conselhos profissionais e Ongs.
A Conferência Municipal das Cidades permite a interação entre representantes do poder público e da sociedade para refletir questões fundamentais do desenvolvimento urbano e eleger delegados à Conferência Estadual das Cidades.

REFORMA URBANA
O tema Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já! indica que a ausência de planejamento em inúmeros municípios brasileiros contribuiu para o surgimento de problemas socioeconômicos. Assim como Carapicuíba, outras cidades passaram por declínio após a emancipação, com construções irregulares e em locais impróprios para moradia, reforçando a ideia de que a construção de uma cidade acolhedora exige reforma urbana para oferecer condições dignas de habitabilidade e acessibilidade.
A Conferência Municipal de Carapicuíba acontece no dia 8 de junho, com horário e local a ser confirmado pela Comissão Preparatória. A Comissão criará grupo de trabalho de mobilização para desenvolver atividades de sensibilização junto à população.
O Regimento Interno e demais informações da 5ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades estão disponíveis no site www.cidades.gov.br/index.php/conferencia-das-cidades.